Gente que convence : Evite o “coitadismo” e a autopromoção exagerada

26 de abril de 2017



No artigo abaixo, Eduardo Ferraz, consultor em gestão de pessoas e autor do livro “Gente que convence”, avalia as pessoas que se fazem de coitadas para conseguir as coisas e também aqueles que se autopromovem a todo instante. Nele, o especialista destaca os pontos negativos desse tipo de comportamento.

Todos nós sofremos com problemas e imprevistos no cotidiano. Em momentos de extrema dificuldade, um pedido de ajuda até funciona, mas isso tem limite. O fato é que, muitas vezes, praticar o “coitadismo” para conseguir algo pode ser um péssimo negócio.

Há pessoas que confundem humildade com o péssimo hábito de bancar o coitado para angariar simpatia. Essa atitude, se repetida,  pega mal e costuma gerar o efeito contrário, principalmente quando o outro percebe que é simplesmente uma estratégia de negociação. Utilizar um problema para conquistar algo só é aceitável diante de uma real necessidade!

Tão ruim quanto a falsa humildade é abusar da autopromoção. Há gente competente  que gera antipatia gratuita por exagerar nos autoelogios. Para exemplificar, qual seria sua reação se um palestrante tivesse uma hora para discorrer sobre um tema e usasse metade desse tempo para falar de si, ou quando  em um livro, o autor exaltasse os próprios feitos em quase todas as páginas?

É claro que ter boas referências ou notoriedade é positivo e ajuda a conquistar a admiração das pessoas, além de aumentar o poder da argumentação. No entanto, é preciso tomar cuidado para que o tiro não saia pela culatra. Sua mensagem deveria  ter uma relevância maior que você, - a carta é mais importante que o carteiro.

Nesse sentido, é preciso diferenciar a arrogância da autoconfiança. Alguém que, de fato, confia em si mesmo reconhece ter pontos fracos e consegue aceitar críticas construtivas. Aliás, saber assumir erros ou descrever situações em que poderia ter feito algo de maneira mais adeguada é  sinal de que a pessoa tem autocrítica, que é intelectualmente honesta e que consegue aprender com os próprios erros. Por isso, é essencial saber destacar suas realizações relevantes no contexto correto: uma reunião de apresentação de projetos; um pedido de demonstração; uma pergunta sobre seus atributos ou qualquer outra situação em que você seja convidado a falar sobre sua expertise.

Resumindo: Seja respeitoso, aceite críticas justas e, ao mesmo tempo, demonstre confiança naquilo que faz para conquistar autoridade moral e ser cada vez mais respeitado. O elogio fica muito melhor quando vem da boca de outra pessoa.

* Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há mais de 25 anos e autor do recém-lançado Gente que convence – como potencializar seus talentos, ideias, serviços e produtos, pela Editora Planeta.

LEIA MAIS

Identidade Secreta é a nova coleção da Impala

24 de abril de 2017

Olá Amigas Vaidosas,

Hoje eu venho trazer pra vocês Identidade Secreta a nova coleção da Impala que vem trazendo o conceito heróico para o cotidiano feminino, a Impala traz ao mercado uma coleção toda inspirada nas histórias em quadrinhos. A marca acredita que toda mulher também tem seus super poderes e é heroína de sua própria história. Identidade secreta sugere através de sua personagem e tema que as mulheres, cada uma com sua personalidade, coragem e determinação, podem e conseguem conquistar o que desejam e precisam em seu dia a dia.


A coleção outono/inverno apresenta cinco cores de esmaltes e batons nos tons rosa, roxo, vermelho, nude, amarronzado e marrom. Os esmaltes são dermatologicamente testados e vem com pincel flat, que facilita a aplicação. Já o batom da linha, possui embalagem tipo bastão, textura aveludada, alta hidratação, cobertura perfeita, longa duração, secagem rápida e efeito matte instantâneo que promete não craquelar.

Vou mostrar pra vocês as cores recebidas e assim que for esmaltando eu vou editando esse post para que vocês possam conhecer. Eu não aguento e preciso usar o esmalte pois sou apaixonada. Então paciência que logo logo eu mostro todas pra vocês.

Ataque Duplo: golpe certeiro para qualquer ocasião. Cor: marrom cremoso.
Arma Secreta: uma mistura convidativa inocente e sensual. Cor: nude amarronzado cremoso.
Super Poder: força e determinação que se manifestam dia a dia. Cor: vermelho cremoso.
Raio Púpura: para mulheres com ar de mistério e ousadia. Cor: roxo semi- brilho.
Plano Perfeito: a arte de transformar o improviso. Cor: rosa semi- brilho.


Preço do esmalte Impala: R$ 4,50
Preço do batom Impala: R$ 16,90
https://www.instagram.com/mundial_impala/
LEIA MAIS

Lenços Umedecidos da #CottonLine #TodoMundoUsa

23 de abril de 2017


Ola amigas vaidosas,

Hoje eu venho dar uma super dica pra vocês de um produto que todos nós aqui em casa usamos que é são os Lenços Umedecidos Baby Care da #CottonLine #TodoMundoUsa um caso de amor que já faz mais de quatro anos.

Os Lenços Umedecidos Baby Care da CottonLine proporcionam uma limpeza delicada na pele, sem a necessidade do uso de água ou outros produtos de higiene. O composto de fibras utilizados na fabricação garantem absorção e maciez, sem agredir a pele.

Eles contém extrato de Aloe Vera e lanolina que hidratam e suavizam a pele , formando uma camada protetora, evitando que ela resseque e provoque assaduras. Sem álcool etílico.

E o que me faz amar os Lenços Umedecidos da CottonLine é o fato deles serem um produto super versátil e podem ser utilizados em casa, durante os passeios e viagens. Para facilitar a nossa vida eles vem em potes com três tamanhos e contem refil para troca e uma tolal proteção.

É um produto super coringa que eu tenho e uso pra tudo para facilitar o meu dia a dia em casa com toda a família.

Mais informações vocês encontram nas redes sociais da Cotton Line e aproveitem a oportunidade para conferir o novo site que está um luxo.

#CottonLine
#TodoMundoUsa

LEIA MAIS


Subir

Siga a gente no Instagram @MaeVaidosa