Olha o arraiá! Receitas de comidinhas típicas para curtir muito o São João

3 de junho de 2017




Junho chegou!! E com ele as famosas Festas Juninas e comidas típicas. Bolo de milho, pinhão, canjica, curau, maçã do amor, vinho quente, quentão e arroz doce são alguns dos exemplos de quitutes dessa época do ano. Mas você não precisa esperar uma quermesse para começar a se deliciar! Selecionamos algumas receitinhas para curtir bastante a época mais gostosa do ano!

Curau
Ingredientes
4 espigas de milho verde
1 vidro de leite de coco
1 xícara e ½ de leite
1 colher de margarina
1 lata de leite condensado
Canela em pó para polvilhar
1 pitada de sal
Modo de preparo
Retire os grãos do milho com uma faca e bata no liquidificador com o leite. Passe para uma panela e misture os demais ingredientes, com exceção da canela. Leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Passe para uma travessa ou tacinhas e polvilhe a canela em pó. Caso ache necessário, peneire antes de levar ao fogo. 

Bolo de Milho

Ingredientes
2 espigas de milho cru (2 xícaras)
1 xícara (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) de leite
100g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de preparo
Debulhe os grãos de milho. (retire os grãos da espiga cortando com uma faca). No liquidificador bata o milho com 3 colheres de leite. Reserve. Na batedeira bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro, acrescente os ovos e continue batendo. Siga adicionando o creme de milho do liquidificador e a farinha, acrescente as 3 colheres restantes do leite bata e por último o fermento.  Coloque a massa em forma média com furo central untada com manteiga e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja pronto. Espere esfriar um pouco, desenforme e salpique açúcar de confeiteiro.

Quentão

Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 ½ xícara (chá) de água
50g de gengibre cortado em fatias finas
1 limão cortado em rodelas
4 xícaras (chá) de cachaça
3 cravos da índia
2 pedaços pequenos de canela em pau
Modo de preparo
Aqueça o açúcar em fogo alto, mexendo de vez em quando até caramelizar. Junte todos os ingredientes menos a cachaça e ferva mexendo até dissolver o açúcar. Junte a cachaça, com cuidado, de preferência fora do fogo para não incendiar, misture e deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos. Sirva em caneca de barro ou louça, para não tirar o sabor do quentão.

 Arroz-doce
Ingredientes
1 e ½ litro de leite
2 xícaras de arroz branco (já lavado)
3 xícaras de açúcar
Canela em pau a gosto
1 lata de leite condensado
Modo de preparo
Cozinhe o arroz no leite, juntamente com a canela (utilize uma panela grande para que o leite ferva e não derrame). Após 20 minutos, mexa de tempos em tempos. Acrescente o açúcar e deixe por 20 minutos. Logo em seguida, acrescente o leite condensado e deixe por mais 20 minutos. Sirva e, se quiser, decore o topo com canela em pó e pau de canela. Rendimento: 20 porções | Tempo de preparo: 1 hora

Vinho Quente
Ingredientes
1 copo de açúcar
Canela em rama
Cravo
1 litro de vinho tinto seco
½ litro de água
½ maçã (verde ou vermelha) descascada e cortada em fatias
Modo de preparo
Queime a metade do açúcar com o cravo e a canela. Acrescente o vinho, já misturado com a água. Junte a maçã e o açúcar restante. Deixe cozinhar um pouco e sirva bem quente.

Cuscuz Paulista

Ingredientes
1 lata de milho verde
½ xícara de chá de azeite
1 lata de ervilha
2 latas de sardinha ou atum
1 cebola picada
1 lata ou caixa de molho de tomate
2 latas de água
1 pimentão
Cheiro verde, sal e temperos a gosto
3 ovos cozidos
1 caldo em tablete do sabor preferido
3 xícaras de farinha de milho grossa
Tomate para decorar
Modo de preparo
Refogue no azeite o molho de tomate, a cebola, o pimentão, ervilhas, milho verde, azeitonas, cheiro verde, sardinha, os temperos e caldo em tablete. Coloque a água e deixe ferver. Depois, coloque a farinha de milho e cozinhe. Unte a forma com azeite, e coloque os ovos, tomates, sardinha. Coloque a massa na forma, deixe esfriar, e desenforme. Rende: 10 porções

Queijadinha

Ingredientes
3 ovos
1 lata de leite condensado
100 g de manteiga
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de queijo meia cura ralado
200 g de coco seco ralado
1 xícara (chá) de açúcar
Modo de Preparo
Em um recipiente, passe as gemas pela peneira, junte as claras e bata com um batedor de arame por cerca de 30 segundos. Junte o leite condensado e a manteiga, misture bem e adicione a farinha de trigo, o queijo e o coco aos poucos, mexendo até ficar homogêneo. Coloque forminhas de papel dentro de formas de empada. Despeje a massa e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 35 minutos ou até dourar. Reserve. Em uma panela, misture o açúcar com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo sem mexer. Espere engrossar até obter ponto de fio. Distribua sobre as queijadinhas. Sirva. Dica: O queijo meia-cura pode ser substituído por queijo parmesão ralado. 


Receitas retiradas da internet*
Fotos: Shutterstock

 

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Eu fico muito feliz com o seu comentário.
Gentileza gera Gentileza.
Deixe o link do seu blog para que eu possa visita-la também.
Andréia Sales



Subir

Siga a gente no Instagram @MaeVaidosa