Se quer mudar o mundo, comece por si mesma! Plano de transformação pessoal em 7 dias.

10 de maio de 2017



Caras amigas, há 4 anos atrás eu li um livro chamado "Mude sua vida em 7 dias" do escritor, coach e PHD Paul McKenna. É um livro que eu tenho até hoje e já o re-li umas 3 vezes. A cada nova leitura eu compreendo mais o que Paul está dizendo, eu absorvo mais as palavras e consigo, na mesma proporção, transferir mais conhecimento nos meus textos e vídeos. 
Ou seja, Paul McKenna NÃO mudou a minha vida em 7 dias. Ele me deu uma diretriz, um pontapé inicial, 4 anos atrás. E isso vem mudando a minha vida, constantemente, até hoje.


Foi uma época difícil, eu estava enfrentando crises fortes de ansiedade, estava esgotada por trabalhar demais e em um relacionamento cansativo e desgastado. Aliás, nós, mães, já trazemos essa exaustão rotineiramente né, acredito eu.
Durante um tempo eu me entreguei...disse "É hora de me conformar pois a vida é isso mesmo." Mas não consegui...pois a vida me chamava, insistentemente. 2 filhas pequenas, contas para pagar, o trabalho, a casa, o marido...viver ali, chorando, angustiada e reclamando que NADA MUDAVA, realmente NÃO MUDARIA nada! E um dia, de bobeira na internet procurando algum tipo de leitura capaz de me dar uma LUZ, eu encontrei boas indicações de "Change Your life in 7 days".
Nunca esperei que ao final dos 7 dias eu estivesse super feliz, com ânimo para entrar na academia e procurando um trabalho novo com pretensão salarial triplicada. Mas, minha expectativa ao começar o livro foi conseguir, pelo menos 1 ponto capaz de despertar ENTUSIASMO novamente na minha alma. Do jeito que eu estava não poderia mais ficar, então, qualquer ajuda era bem vinda.

E é isso que eu quero que você sinta aqui agora, lendo as minhas dicas, o que realmente funcionou pra mim, 4 anos atrás, e o que eu desenvolvi sozinha ao longo dessa jornada, que de uma simples leitura, se transformou no meu modo de vida, na minha filosofia absoluta e me transformou na pessoa que sou hoje, uma pessoa que eu simpatizo muito mais do que aquela antiga.
Eu não quero que você jogue a "obrigação" de mudar a sua vida nesse texto, pois NADA nem NINGUÉM tem esse poder. 

A única pessoa que pode mudar a sua vida é você mesmo.

Eu posso, no máximo, te ajudar, oferecendo novas perspectivas de visão que muitas vezes não conseguimos enxergar quando estamos cansados demais e no meio de uma crise.
Mas, quem vai aceitar a ajuda, ou não, é você.
Por tanto, sugiro, que se você não se acha capaz de mudar ou acha tudo isso uma grande balela, que tente ajuda de uma outra forma, com um especialista ou terapia, porque eu não sou PHD em nada. Só em crises, rasteiras que a vida nos dá e salto de obstáculos (o último aprendi na marra), pois nem sempre é possível retirar as pedras do caminho, mas podemos pular por cima delas, se ACREDITARMOS.
Então, só continue lendo, se você ACREDITA que pequenas mudanças juntas, são capazes de grandes transformações a longo prazo.
Você tem que ter confiança e CONVICÇÃO que é capaz, se não, nem eu, nem Paul McKenna e nem Deus, conseguiremos te ajudar.

Os pequenos exercícios propostos aqui não são tirados do livro citado acima. É apenas uma pequena série de "desafios" pessoais, cujo objetivo é organizar um pouco a mente e condicionar a mente inconsciente a ter hábitos mais positivos.

Nosso cérebro aprende por repetição. Como qualquer músculo do nosso corpo. Se fizermos exercícios repetidamente no braço esquerdo, ele irá desenvolver muito mais que o braço direito e por aí vai.
Acontece, que a mente inconsciente cria conexões sem que tenhamos controle, desta forma, como uma tecla "PrintScreen" automática, criam-se os traumas, fobias e crenças limitantes, que muitas vezes não conseguimos identificar facilmente, pois nosso consciente nem lembra de tais episódios.
Mas eles estão lá, e toda vez que você passa por uma experiência, a sua mente inconsciente, que é seu "sistema de defesa" automático, faz em questão de milésimos de segundo, uma varredura por todos os "ficheiros" da sua memória, afim de associar a experiência atual com alguma ocorrida no passado e desta forma te oferecer um parâmetro contundente e real, para que você possa se sair "bem" e se "defender" da experiência.

Quando saímos de um relacionamento que nos causou sofrimento, e temos um primeiro encontro com uma pessoa nova na qual estamos interessados, por mais ansiosos e alegres que estivermos, uma "luzinha" vermelha ascende em algum momento do encontro e fala lá na nossa cabeça "Ih...não anima não...você só escolhe errado...vai nos decepcionar de novo!" e aí nós ficamos o com o pé atrás e o entusiasmo parece que desaparece, não é?
É a mente inconsciente nos lembrando da experiência passada. Coitada, ela não sabe que desta vez pode ser diferente, ela só está fazendo seu papel, que é nos proteger.

Alguma vez você deu uma freada brusca para evitar um acidente enquanto dirigia? E depois, quando parou para se lembrar do ocorrido, você não sabia ao certo em que momento decidiu frear, foi um ímpeto, um um gesto "impensado".
"Não sei como foi, quando vi já tinha feito", é porque ela, a mente inconsciente, tomou a frente e agiu, não te deixou tempo para decidir entre frear ou não pois isso poderia custar a sua vida. É desta forma que ela age. Então, por que não, oferecermos recursos mais positivos e boas conexões para ela associar, daqui pra frente?

Desta forma também acredito ser possível a substituição de hábitos negativos, de vícios maléficos, por troca de opções para a conexão Neural x Experiência, mas falaremos disso no próximo texto/vídeo.

Agora que entendemos um pouquinho melhor o funcionamento da nossa complexa e fantástica máquina chamada Cérebro, você pode ver que não há nada de magia extraordinária, é apenas um tiquinho de PNL aliada com muita força de vontade e uma dose de ciência!

É isso que eu sempre falo sobre a Lei da Atração. Que não há nada de religião ou sobrenatural, é física pura + poder pessoal.

Então, vamos lá! Eu vou refazer toda essa série de "exercícios" também, ao longo dos 7 dias e vou tentar postar nas minhas redes, para trocarmos informações e incentivo!


Só uma observação antes de começarmos: É fundamental que você crie uma rotina, com horários certos para cada exercício, nesses 7 dias.

1. Começo propondo um verdadeiro desafio para muita gente: ACORDE MAIS CEDO! (Aplique a regra de acordar todo dia no mesmo horário)
Pode parecer contraditório para uma mente que esta exausta, ter que acordar mais cedo, mas eu garanto que os benefícios são grandes e lembre-se que é só por 1 semana!
Por que?
Porque a maioria de nós pensa que quando estamos esgotados mental e fisicamente, o melhor a se fazer é dormir o quanto pudermos, acontece, que o sono é dividido em 5 ciclos de aproximadamente 90 minutos, cada. E cada um desses ciclos nos proporciona um benefício, desta forma, várias pesquisas afirmam que o ideal para um ser humano adulto é dormir 7 horas e meia por noite, pois, quando passamos deste período, já não temos mais os benefícios dos ciclos, passamos a produzir melatonina em excesso (o hormônio do sono), nosso REM (a fase mais profunda do sono) passa a ser mais forte e isso faz com o que o nosso organismo trabalhe e consuma energia mesmo enquanto dormimos, o que faz com que acordemos com aquela sensação de mal estar, chamado "embriaguez do sono", que provoca dor de cabeça, enjoo e mais sono e cansaço ainda!
Além disso, acordando mais cedo você tem mais tempo para si mesmo e para dar sequência ao nosso plano diário!
Faça uma forcinha...levantar 40 minutos antes do habitual, por 7 dias, já basta!
----------------------------------------------------------------------------------------- 2. Escolha uma música tema para essa semana! De preferência uma música animada, positiva e que te coloque pra cima! 
Escolhida? Então você vai coloca-la para tocar enquanto faz suas atividades matinais, como preparar o café e se arrumar pra sair (todas as manhãs, no mesmo horário, enquanto faz uma dessas atividades)
Por que tudo tem que ser de manhã? Porque de manhã estamos mais dispostos, nosso cérebro está descansado e desta forma conseguimos esticar as boas sensações para o resto do dia. Manhãs são poderosíssimas!
------------------------------------------------------------------------------------------ 3. Quando tiver se arrumado e pronto para sair, te proponho um exercício que pode ser até engraçado: Quero que você vá pra frente do espelho e tenha um rápido diálogo consigo. (Lembre-se de repetir todos os dias antes de sair, pelos próximos 7 dias) Não precisa ficar horas, mas quero que você se olhe nos olhos e diga coisas boas a seu respeito. Por exemplo "Bruna, você é uma boa amiga, leal e divertida. Eu gostei do jeito desse penteado de hoje e você vai arrasar na reunião mais tarde!". Eu quero que você ressalte as qualidades que você realmente acredita possuir, que se elogie, elogie sua gravata ou sua maquiagem e faça uma afirmação positiva para algo que esteja precisando. Se o problema for dinheiro, diga "Vamos sair dessa! É só uma fase que está chegando ao final e nós superamos! Sou uma pessoa forte, adquiri resiliência e tudo já está melhorando". 
Se analise.
Pode parecer bobagem, mas na correria dessa vida tão louca que levamos, fazemos tudo no automático, e o que queremos é justamente desligar o seu piloto automático esses dias e fazer a sua segunda mente PENSAR, ser questionada e perceber que é possível adquirir novos hábitos. Então, analise os sinais do tempo no seu rosto...o formato das suas sobrancelhas...se encare. E seja GENTIL consigo.
------------------------------------------------------------------------------------------- 4. Já que você vai acordar mais cedo esses dias, é IMPRESCINDÍVEL para os bons resultados do nosso plano, que você tire 30 minutos por dia para fazer uma atividade física. Não estou dizendo que você precisa se matricular numa academia ou correr. Você pode fazer uma pequena alteração na sua rota, por exemplo. Se você usa elevador, use as escadas; Se você pega ônibus no ponto próximo a sua casa, pegue dois pontos à frente. Se você vai andando pro restaurante na hora do almoço, faça um caminho mais longo para chegar. 
Ou mesmo, coloque vídeos de coreografia no Youtube e dance! O importante é você exercitar o corpo, pelo menos meia hora sem interrupção, todos os 7 dias!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5. Que tal aproveitarmos para colocar as coisas um pouco em ordem? 
Eu sei que não dá para resolver os seus maiores problemas e nem quero te deixar mais agoniado pensando neles, mas quero que você faça uma listinha, escrita mesmo, a mão, e coloque 7 "tarefas" - uma para cada dia. Você terá que resolve-las, na ordem em que as escreveu. Coisas pequenas e que aparentemente não farão diferença na sua vida... A minha lista tem " 1 Trocar a lâmpada da área de serviço. 2 - Devolver o livro que peguei emprestado. 3 - Arrumar meu armário e separar roupas para doação". 
Vai firme!! Você consegue!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6. Você é o que você come! Como anda a sua alimentação? Quando estamos exaustos e deprimidos, é normal que queiramos compensar as frustrações na comida, e as razões são científicas, pois quando estamos com as taxas normais de serotonina - o neurotransmissor da felicidade - a gente se sente saciado mais facilmente e consome menos açúcares e gorduras (carboidrato). Porém, quando há diminuição da serotonina, como ocorre na tristeza, depressão e esgotamento mental, a gente tem uma vontade maior de comer, para "compensar".
Eu não vou tirar o seu prazer de comer um chocolate ao final do dia!
Mas, devo lhe dizer, que a maior parte da produção de serotonina ocorre no INTESTINO. Por isso, é mais que recomendável, eu diria que é essencial, melhorar um pouco a alimentação. 
Não quero que você entre numa reeducação alimentar ou dieta por minha causa, ok? Mas quero te propor, que você adicione ao seu prato, pode ser no almoço ou café da manhã, 1 alimento novo, todo dia.
Nada de anormal como jiló ou beterraba (embora sejam bons), mas que você coma na segunda feira por exemplo, algumas nozes e castanhas no café da manhã. Que na terça você tente incluir mel natural em cima de uma fruta. Que na quarta você experimente Mirtilo (blueberry). Quinta você coloque um molho de pimenta no prato.
Pois além de você se proporcionar novas experiências sensoriais, você vai estar estimulando sua produção de serotonina, através de alimentos saudáveis que contém alto índice de triptofano. E o triptofano é um aminoácido que ajuda a sintetizar serotonina.
Quer ver? A Canela por exemplo! Tente colocar canela na banana, no seu bolo ou cafezinho, pois canela é rica em triptofano e ainda é termogênica, ou seja, ajuda a queimar gordurinhas! 
A pimenta: Pimenta emite uma falsa mensagem de dor ao cérebro, nós estamos "pegando fogo", e em resposta imediata, o cérebro libera endorfinas para nos "anestesiar" e melhorar a "dor" que estamos sentimos! Por isso que a pimenta causa uma sensação de euforia e era usada como anestésico (e alucinógeno) pelas civilizações mais antigas. 
Então, se joga! (e se for tomar umas tequilas junto, me chama!)
------------------------------------------------------------------------------------------- 7. De preferência, antes de iniciar a semana, escolha um objeto que será seu amuleto da sorte. Pode ser uma foto, imagem de santo, pedrinha ou um brinco.
Você vai carregar na bolsa/carteira, e todos os dias, pelo menos 1 vez ao dia, você vai segurar seu objeto e pensar no problema que mais te incomoda, nesse que está fazendo você ficar triste e drenando suas energias. Mentalize o problema e a solução ideal que você acha que daria jeito. Tente pensar em uma solução nova por dia e quando a angustia e o medo chegarem, ao focar no problema, segure firme sua amuleto e diga "Crises são ótimas professoras! EU RESOLVEREI ISTO E APRENDEREI COM ISTO." Repita "Eu resolverei isto e aprenderei com isto", até que o seu sentimento de medo e ansiedade tenha diminuído. Repita com fé, e convicção, quantas vezes você precisar.
No seu tempo!
------------------------------------------------------------------------------------------- 8. E para encerrar nossos dias, antes de deita-se, escreva em um papelzinho a Benção do Dia. Mesmo quando você achar que o dia foi horrível, que nada foi bom...ainda sim escreva 1 benção, um motivo para ser grato. Como "Obrigada por ter luz em casa" ou "Obrigada por ter a minha visão e poder enxergar".
Vá guardando os papeizinhos numa caixa ou pote.
É importante que você não esqueça de fazer isto, todas as NOITES, antes de deitar-se para dormir.
------------------------------------------------------------------------------------------- Viu? Não é nada de outro mundo, né?!
Passando os 7 dias, eu quero que você se livre do seu amuleto, que você NÃO escute mais a sua música e nem faça nenhum outro exercício. 
Volte a sua vida normal.
Mesmo se você estiver se sentindo um pouco melhor e quiser continuar os exercícios, eu preciso que você NÃO FAÇA.
Não acorde no horário mais cedo, não coma um alimento novo e não faça atividade física.

Do nono dia em diante, a gente volta a conversar. Mas no oitavo, não faça nada.

A partir do nono dia, se você quiser me escrever, ficarei feliz em conversar contigo no contato@brunastamato.com.br, por mensagem na minha página no Facebook, www.facebook.com/brustamato ou nos comentários no meu blog www.brunastamato.com.br
Ficarei muito feliz com seu feedback, em saber como você passou a semana e principalmente, como passou o seu OITAVO DIA.

Espero, do fundo do coração, conseguir ter te ajudado, pelo menos um pouco, a atravessar esta fase complicada. Acredito plenamente que sim, que seja só mais uma, das tantas fases que passamos nessa vida. Lembre-se que o jogo só acaba quando termina, e nesse caso, só quando nossos corações param de bater. 
Então, enquanto o seu ainda está firme e forte aí dentro, TUDO, absolutamente TUDO é possível. A grande magia da vida é justamente essa: Não saber o que nos espera daqui 1 hora, 1 dia, 1 mês.
Você pode ser mais positivo e atrair mais abundância e amor pra si!
SÓ VOCÊ é capaz disto!


 
Muita luz!

Bruna Stamato


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Eu fico muito feliz com o seu comentário.
Gentileza gera Gentileza.
Deixe o link do seu blog para que eu possa visita-la também.
Andréia Sales



Subir

Siga a gente no Instagram @MaeVaidosa