Reeducação Alimentar - Diário da minha RA - Primeira Semana

20 de fevereiro de 2017

Mães Vaidosas queridas!! Como estão? Em clima de carnaval? Bom, eu estou na Bahia mais uma vez, mas confesso que tenho trabalhado tanto que não estou muito no ritmo da folia esse ano!kkk
Bom, como falei no meu Insta, estou começando esse diário sobre a minha reeducação alimentar.

POR QUE?
Porque eu tenho histórico de colesterol alto (fatores hereditários + maus hábitos) e ano passado comecei a me sentir um pouco mal, fígado ruim, muito enjoo, e intolerância a certos alimentos, fiz meu check-up em novembro e minhas taxas estão bem elevadas, 300 de colesterol HDL, fora os triglicérides! Meu ápice negativo, sempre mantive sob controle, mas ano passado realmente saí do compasso, foi um ano atípico, de mudanças, adaptações...e agora estou correndo atrás do prejuízo!
Todo mundo me fala "Puxa mas você é magra!"...pra gente ver que magreza nem sempre é sinal de saúde, é realmente preciso fazer os exames regularmente! 

Eu faço 32 anos esse ano e claro, meu metabolismo já não é mais o mesmo, então tenho sentido um pouco de dificuldade em controlar a alimentação e em eliminar aqueles quilinhos extras, principalmente da região abdominal. 
Maaaas, tô na luta!!!! E é exatamente essa luta que quero compartilhar com vocês!


Comecei pra valer a RA dia 13/02 porque mês de férias é sempre complicado né? Ainda mais na Bahia. E vale lembrar, que além da dieta restritiva, estou tomando remédio toda noite, receitado pelo meu médico, para ajudar a baixar esses níveis e estou tentando fazer caminhada pelo menos 4x por semana, mas ainda não consegui por conta dos meus horários.

O que eu senti nessa primeira semana?
Eu tenho prisão de ventre a vida toda, então sempre que posso tomo fibras pra ajudar. Estou surpresa (e FELIZ!haha) com a diferença positiva do funcionamento do meu intestino nesses 8 dias! 

Mudança de Hábitos:
Eu não fumo, bebo socialmente e não como carne vermelha desde que nasci! E como vocês sabem, fui modelo e trabalhei nessa área durante bastante tempo, então eu gosto de comer salada, aprendi a viver sem doces e não sou carnívora nata *risos* Acho que são fatos que contribuem para manter o peso, embora eu tenha engordado aí uns 3/4 kg de novembro pra cá, realmente não foi o fator decisivo que me levou a mudar meus hábitos, mas, claro, é sempre bom estar em forma né? 
Vamos lá! 
Meu grande pecado é que eu adoro uma fritura! Pronto! Confessei. Adoro pastelzinho, coxinha e abusava muito da farinha branca e de queijos "gordos", porque já que eu não como carne vermelha, então tudo meu é de queijo, presunto ou frango. Ao longo dos anos, por já ter sofrido com deficiência de vitamina B12, que é encontrada em carnes vermelhas, eu aprendi na marra a comer uma linguicinha e é o meu máximo, então a minha "fonte" de gordura e B12 era essa, coisa que pelo outro lado aumentou meu colesterol. 
Por isso, junto com meu remedinho regulador, eu também tomo sulfato ferroso e de 3 em 3 meses tomo suplementação de Vit.B12 e VIT.C.

Eu estou aprendendo a substituir. Não é passar fome, é passar vontade!kkk Mas tenho substituído o arroz branco pelo integral, o quiche de bacon pelo integral de abobrinha, a mussarela pela ricota, o provolone pelo minas light, o presuntinho pelo peito de peru light, o leite integral pelo desnatado e iogurte comum pelos com fibras e sem açúcar. 
Troquei pão de forma pelo multigrãos, o requeijão pelo cottage, e continuo dando uma escapadinha no pão de queijo que é a minha grande paixão nessa vida, PORÉM, agora ao invés de matar a fome no pão de queijo e comer 10, eu como 1 só e faço um sanduba natureba com tomatinho, alface e queijo branco.

Uma coisa puxa a outra! Eu não estou de dieta, embora esteja fazendo restrição alimentar para poder baixar minhas taxas, estou reeducando meus hábitos alimentares e pretendo levar pra vida toda. 
O carboidrato é o vilão do colesterol e triglicerídeos também, então, estou tentando maneirar nas QUANTIDADES, principalmente de gordura. Ao invés de tomar um mega café da manhã e ficar sem almoçar até às 2:30hr da tarde, eu agora como de pouco em pouco. E consequentemente, acabo perdendo um pouco de peso com isso.


Pontos positivos:
O ponto mega positivo que eu notei é que como estou comendo grãos e integrais, tenho me sentido saciada com uma porção bem menor do que habitualmente comia. Parece que passo mais tempo sem fome e seguro a boca no trabalho numa boa.
Não sei até que ponto procede, mas, eu ando notando que nesses 8 dias a minha pele está menos oleosa. Estava com alguns pontinhos de inflamação e secaram naturalmente, não estouraram, como quase sempre acontece. Acho que posso atribuir também ao consumo de alho que é um anti inflamatório natural e eu troquei os condimentos e temperos industrializados pelos naturais e fresquinhos, estou consumindo muito alho, manjericão, alecrim!

Cardápio: Tentei registrar um pouco da minha rotina e essa semana meu cardápio foi praticamente esse:

Café da manhã: Crepioca de queijo minas light e café com leite (desnatado) e se bater uma fominha até o horário do almoço, como biscoitinhos de aveia ou 1 maçã ou 1 banana.


Minha rotina é assim, eu acordo 7 hrs, tomo café 7:30 e almoço 12:30 porque tenho que levar as crianças pro colégio. Então é um bom espaço entre o café e o almoço, não dá pra ficar sem comer! Tenho tomado bastante água e água de coco também.
Receita da Crepioca: 1 ovo batido com 2 colheres bem cheias de tapioca e eu coloco um fio de azeite extra virgem e recheio como você preferir.

Semana passada eu fiz na segunda de manhã, massinha de quiche integral Chia. São várias possibilidades de recheio, mas as minhas eu fiz de abobrinha e ricota com manjericão fresco e ricota com peito de peru light com tomatinho cereja.
Eu congelo as pequenininhas e coloco no microondas na hora de comer, além de tudo são práticas, viu gente?!



E variei os legumes de acompanhamento. Ontem mesmo eu comi assim, quiche de abobrinha com arroz integral, cenoura no vapor e batata lyonnaise.



Receita da massa do quiche: Eu faço de olho mesmo, ou melhor, "de mão" kkk
1 xícara de farinha de trigo integral, 4 colheres de maizena (opcional, mas eu gosto porque deixa a consistência mais leve), sal a gosto, coloquei 2 colheres de farinha de Chia (mas você pode trocar por quinoa ou alguma outra da sua preferência), 2 colheres bem cheias de margarina ou manteiga e azeite até dar o ponto, que é quase uma massinha de modelar. Daí forra as forminhas e coloca o recheio que quiser! Meu recheio aí foi abobrinha com ricota então, pega 1 abobrinha, refoga ela no alho até ficar macia mas durinha e reserva. Em uma panela refoga cebola picadinha na manteiga, coloca 1 xícara de leite desnatado ou semi desnatado, com 1 colher de maizena misturada, sal, os temperos que você quiser e 1 ovo, mexe até engrossar, depois você mistura a abrobrinha e eu coloco a ricota em pedacinhos já sobre o recheio na massa. Finalizo com queijo parmesão ralado ou orégano ou manjericão e boto pra assar por mais ou menos 30 minutinhos. Quando esfria, solta das forminhas sozinho e dá pra desenformar

Batata lyonnaise:Corte as batatas em rodelas mais grossas e cozinhe até ficarem macias mas não muito moles. Salteie rodelas de cebolas na manteiga (eu faço com margarina light) até que fiquem douradas.Daí salteie as batatas até junto com a margarina e a cebola e deixe cozinhar um pouco, para que os sabores se misturem. Eu acrescento alecrim e manjericão e uma pitadinha de sal.

Eu almoço 12:30 e lá pelas 16...16:30hrs me dá aquela fominha básica, ao invés de correr pro Starbucks (que aqui nem tem!rsrs) ou pra conveniência comprar um achocolatado e uns pães de queijo ou coxinha, agora tenho na bolsa essas bolachinhas e opto por um Activia. Fico ótima até chegar em casa!




Busco as crianças às 18:00 hrs e lá pelas 19hrs eu "janto". Semana passada, tomei 4x um Shake desses ricos em nutrientes e que substituem uma refeição, mas eu não consigo ficar sem comer algo salgado por muito tempo, então ao invés de tomar 300 ml do shake, eu tomo 200ml + uma tapioca pequena. Ou um omeletezinho básico sem shake.

Como eu disse, não sou muito fã de doces e o shake por ser de chocolate tem me suprido bem.Não fico com vontade de atacar uma barra, mas...me dou um desconto na TPM!!!

SEXTA FEIRA e FINAL DE SEMANA:
Sexta, hoje, não vou tomar o shake, porque as meninas querem fazer noite da pizza! Mas eu já tenho minha estratégia ahaha!! Comerei 1 disquinho de pizza com peito de peru e palmito rsrs e se ficar com fome, faço um wrapp integral rapidinho com tomate, alface e ricota! 
*Não fiz wrapp, comi 2 disquinhos de pizza, com um pouquinho de mussarela, peito de pero, palmito cebola, azeitona e manjericão. Não sei se foi a mussarela, mas me senti um pouco enjoada quando terminei.

Sábado: Trabalhei até as 13:00hrs e fui pra casa direto almoçar kkk Morta de fome! O prato foi esse: Filé de frango caramelizado no Shoyu, batata lyonnaise e brócolis refogado no azeite com tomate italiano.

E parece que a gente come bem mais quando está em casa, né?!rsrss O jeito foi muito água de coco e suco durante o dia e biscoitinhos de aveia e de lanche tapioca e iogurte light com fibras - que aliás, está fazendo MARAVILHAS com o meu intestino! Até meu humor melhorou!!!

Domingo: Eu amo domingos! E amo fazer um cafézinho da manhã especial aos domingos, sentar todo mundo junto pra comer, ouvir uma bossa nova...são alguns hábitos que cultivo! Nesse domingo eu fiz Panqueca de Banana! Gente, além de ser super proteica é uma delícia, todo mundo gostou! Como não leva farinha, comi sem culpa!! E recheei com goiabada caseira, huuum!

Receitinha da panqueca de banana: 2 bananas (eu usei Prata), 2 ovos, 1 colher de leite, 1 colher de açúcar demerado (ou mascavo), canela a gosto e meia colherinha de fermento. Eu amassei as bananas com o leite e dei uma ligeira batida nos ovos, separadaramente, e depois misturei à banana, continuei batendo com o garfo e acrescentei os outros ingredientes. 
Dica: Faça uma massa grossinha na frigedeira e coloque margarina para untar. Vire com delicadeza pois a massa é bem aerada! E recheie como quiser, mel, maple, frutinhas ou geléia!

Almoço, minha mãe fez uma macarronada e eu AMO massa! Família italiana, pensa! Foi sofrido. Foi bem sofrido resistir ao fetuccine com molho pomodoro da minha mãe, e ela ainda colocou pra gratinar com queijo...ai, senhor, só de pensar me dá água na boca gente. Mas eu dei uma adaptada. Fiz penne integral no alho e azeite, com franguinho e brócolis e ficou bem gostoso!



E hoje, dia 20, já deixei comidinhas prontas, frango cortado e temperado, tudo separado em porções, na geladeira, para facilitar meu almoço.

   É isso meninas! Querem seguir acompanhando meu cardápio e essa luta para uma rotina mais saudável? Estou no Instagram: @brunastamato.oficial e criamos um grupo no Facebook, o Mães Vaidosas, para trocarmos informações, receitas e para eu atualizando vocês com o meu diário da RA! :)

#foco #força #fé
 A gente consegue!!!!!

Beijos!
Bruna 

   


 





Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

4 comentários:

  1. Colesterol alto é um problema sério mesmo, fico muito feliz com o belíssimo resultado em tão pouco tempo.
    Parabéns.
    Bjs
    www.jaquelinefernandes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Jaque! Obrigada!! Estou pegando firme! Mas que bate uma crise de abstinência de coxinha, bate!!!ahaha!!!! Beijos minha linda!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Bruna, é assim mesmo comer comida de verdade faz um bem enorme pra gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz maravilhas né amiga?!! Estou me sentindo outra pessoa!

      Excluir

Eu fico muito feliz com o seu comentário.
Gentileza gera Gentileza.
Deixe o link do seu blog para que eu possa visita-la também.
Andréia Sales



Subir

Siga a gente no Instagram @MaeVaidosa