B12 - A sua BFF

4 de setembro de 2014

Oi mães vaidosas queridas!Acabaram as férias e estamos de volta com força total! E você? Anda com energia e força total também? Não?! Bom...sabemos que todo ser humano têm seus altos e baixos e que a tristeza é uma característica natural da espécie humana, está no nosso DNA. Que a TPM também nos causa grande melancolia, que a gravidez dá sono!OK!É perfeitamente natural, são os hormônios e é inevitável. Sabemos também que o pós parto cansa muitoooo, que amamentar consome uma energia vital gigante, que acordar várias vezes por noite, ter o sono assim picadinho durante o dia arrasa com qualquer ser humano e sabemos também que isso passa com o tempo, conforme o baby vai crescendo, entrando numa rotina de sono, a gente começa a melhorar. MASSSS...e quando a gente não melhora? Aliás, e quando parece que a situação vai piorando, o sono vai aumentando, não temos vontade de fazer nada nem tirar o pijama, que tomar banho e lavar a cabeça exige o mesmo esforço físico que correr uma maratona? Está se identificando com os sintomas? Então,ligue seu ALERTA MÁXIMO!!!! Eu passei por isso! Estou aqui falando de experiência própria que é HORRÍVEL! A gente se sente impotente, sem energia pra nada e as pessoas começam a nos cobrar atitudes que tínhamos antes. Meu marido chegou a pensar que eu estava com uma DPP, alguns "amigos" me diziam que era frescura e pura preguiça e me trataram até meio mal, com indiferança e eu me questionando o tempo todo. Não me sentia triste. Não tinha nem motivos para tristeza.E por mais que eu dormisse 12 hrs, nunca era o bastante! Quanto mais eu dormia, mais sono eu tinha.Libido foi à zero, energia à zero e paciência à zero. Cheguei a conclusão que estava com uma doença terminal! E fui investigar! Na época, minha caçula com uns 9 meses, muita gente falou pra eu ir logo num psiquiatra e pegar uma "receitinha" que a minha vida ficaria uma MA-RA-VI-LHA! Mas detesto tomar remédio e morro de pavor de tarja - preta.Que aliás, o Brasil é um grande consumidor deste segmento. Muitas vezes receitado sem a real necessidade, sem saberem do histórico do paciente, e aí, causa problemas muito maiores à longo prazo!
Na época, procurei um neurologista, fiz todos os exames e todos estavam OK. Fui no meu GO, querido Dr.Carlos Vega e cheguei suplicando por uma vitamina, anfetamina, qualquer mina que levantasse o astral! Fiz os exames de sangue que ele pediu e mais uma vez, tudo OK. Lá fui eu, então, voltar ao Cardápio Feliz (alimentos que estimulam a produção de endorfinas e serotonina) - que usei muito quando tive DPP na primeira gravidez- mas não surtiu efeito desta vez, pois não era de fato tristeza, era um cansaço sem fim. Minha última cartada antes de me jogar na terapia e na fluoxetina foi procurar um endocrinologista. Foi então que eu encontrei a Dr.Fernanda,uma simpatia, cheguei na primeira consulta já dizendo que devia estar com algum transtorno, doença rara de difícil diagnóstico, enfim, a essa altura, já estava desesperada (e morrendo de sono)!!!! Ela avaliou o colesterol, me disse que praticasse exercícios físicos (o mesmo que o neuro mandou!!!Exercícios ao ar livre! Caminhada 30 minutos de manhã e á tarde,4 vezes por semana.) Eu expliquei a situação, que para ir até a esquina eu me arrastava, quem diria fazer exercício! Daí ela pediu uma série de exames de sangue, alguns que eu nunca tinha ouvido falar, sem exagero, fiz uns 18/20 exames. Na entrega do resultado ela começou a ler e me disse, afirmando ,que eu não comia carne vermelha. Fiquei surpresa e respondi que era verdade,que eu nunca na vida tinha comido carne vermelha, que não suportava nem o cheiro, que meu máximo era frango e olhe lá. E veio a resposta, enfim, para os meus problemas!E que hoje compartilho com você amiga, que está passando por situação parecida. Eu sofria de astenia (que é uma staff geral,físíca/mental) Em português claro,estava com falta de B12!
A vitamina B12, ou cianocobalamina,é uma vitamina hidrossolúvel, sintetizada exclusivamente por microrganismos,encontrada em praticamente todos os tecidos animais e estocada primariamente no fígado. A fonte natural de vitamina B12 na dieta humana restringe-se a alimentos de origem animal, especialmente leite, carne vermelha e ovos. A deficiência dessa vitamina pode ocasionar transtornos hematológicos, neurológicos e cardiovasculares estando ela diretamente relacionada com a hiper-homocisteinemia, um fator independente de risco cardiovascular e de danos neurais. Em estágio avançado,pode levar á demência permanente! Dessa forma, o diagnóstico precoce da deficiência de vitamina B12 é de grande importância para evitar danos patológicos irreversíveis. Deixo aqui o meu alerta!!!! Como a Dr.Fernanda disse, tem gente que trata como frescura, que não liga, e quando vai ver, o tratamento já tem que ser intensivo. Então, tá sem energia, procure um endócrino e investigue! Eu tomei 4 injeções de CITONEURIN, que é a base de vitaminas e também serve para fibromialgia. E tomei por 3 meses uma "vitamina" a base de sulbultiamina, que é um derivado da vitamina B1, que age no cérebro aumentando a liberação de Dopamina, um neurotransmissor cerebral essencial para as atividades de bem estar físico e mental. Reduz o cansaço físico, mental, sendo indicado no tratamento de fadiga física, dificuldade de aprendizagem em estudantes, no desinteresse sexual (tanto masculino quanto feminino), na fadiga crônica, na fadiga da mulher na menopausa, nas pessoas que vivem em constantes situações de stress,melhorando inclusive a depressão e a ansiedade. Não é tarja - preta e me ajudou bastante a recomeçar as minhas atividades. Claro, que nenhum remédio por si só faz milagres, a gente tem que ter muita força de vontade e aliar a medicação à uma mudança no estilo de vida. Descobrir novas atividades que nos deem prazer, que estimulem naturalmente nossos neurotransmissores e nos causem boas sensações! Então fica a dica! Cansaço extremo NÃO É NORMAL, NÃO É FRESCURA E TEM CURA! Existe vida pós astenia!!!!! Beijos e até a próxima! Bruna
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

27 comentários:

  1. Nossa Bruna, eu já sabia que cansaço não era frescura, mas me informei agora sobre todos os detalhes.
    Super valeu pelo texto.

    Beijinhos e força, pois sei que passou uma barra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cléo! Obrigada pelo apoio e carinho! :) Bjs!!!

      Excluir
  2. amiga,,que post maravilhosos.. sinto tudo isso que vc me disse desanimo totall...ja acoroo cansada
    legal ler seu depoimento e me informar mais...
    MIL BEIJOS
    WWW.ZILANDRAMAKES.COM.BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Zi!! Então ligue o alerta e vá investigar amiga, porque ninguém merece passar por isso!! :) Beijos!!!

      Excluir
  3. Acho que estou com isso!
    Tirando que não tenho vontade de fazer nada, não gosto de nada, não me interesso por nada... Ontem mesmo estava conversando com algumas amigas sobre isto, estou perdida!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanna, pois é assim mesmo...de repente a vida perde toda a graça! É ruim até pra pensar rsrs A gente fica esquecida e irritada! É astenia! Ou pode também ser causado pelo seu anticoncepcional (se você usa a muitos anos, vale a pena investigar)!! Mas fica calma que tem cura e a gente começa a melhorar logo nas primeiras semanas tomando as vitaminas certas!!! Beijos e força na peruca!!!

      Excluir
  4. Adorei conhecer sua história, e eu fico muito chateada com gente que acha que as pessoas tem frescura, que não é nada... já passei por situações semelhantes, certa vez comecei a ter dores de estomago e todos diziam que eu era gulosa e comia muito, até que um dia o medico me operou de urgencia e por pouco não morri, pois eu tinha pedra na vesicula, por isso as dores de estomago... já o que vc passou faz todo sentido! Eu nunca fui de comer carne vermelha, de vez em quando frango como vc, tinha um cansaço terrível, passei a incluir carne vermelha, pelo menos uma vez na semana, patinho moido (carne magra) que é o que mais gosto e nossa MELHOROU MUITO! Linda, eu torço muito por vc, noto que vc já tá muito melhor, e saiba que te compreendo completamente! Sucesso! beijos <3 www.carolmello.com

    ResponderExcluir
  5. É muito dificil ter que explicar para as pessoas que não é frescura, não é mesmo? Mas, ainda bem que você conseguiu ir atrás e resolver o seu problema. Cansaço é um problema na vida de muitas pessoas, e temos que ir atrás pra vê o que realmente pode ser.

    www.tekatecla.com

    ResponderExcluir
  6. Que dicas legais, e que mamãe não sofre com isso? O pior é ter que ouvir dos outros que é frescura. Hoje mesmo me entreguei e me dei o luxo de descansar 40 minutos, tirando uma soneca. Cansaço é complicado, as coisas não rendem!

    Beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane!! É verdade! Pior ainda é quando a pessoa pergunta " TÁ CANSADA DO QUE SE VOCÊ FICA EM CASA O DIA TODO?" Arrrg que raiva!!rsrsr Bjs!!

      Excluir
  7. Nossa incrível seu texto,adorei sua historia.Não tenho filhos mais uma semana que passo com meus sobrinhos ele acabam com minha energia.Mais tem que procurar sempre melhorar,descansar sim ,tirar um tempinho para o famoso soninho da beleza.
    http://kallisantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. As dicas são ótimas, creio que qualquer um possa se sentir assim mas é sempre bom se precaver né.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto e as dicas! Tem pessoas que falam que qualquer coisinha que estamos sentindo é frescura, né? Mas não é não ... as vezes uma dor cabeça, não é uma simples dor... Temos que estar sempre atentas a nossa saúde e não dar bobeira!
    Ainda não tive filhos, mas com certeza irei guardar este texto e sua experiência para quando for a minha hora.

    Beijos

    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. simplesmente A-MEI o texto, tudo bem explicadinho na "nossa lingua" haha
    não conhecia a astenia, mas sei que nada anormal é normal e tem que prestar atenção mesmo.
    É dificil explicar aos outros o que acontece com a gente sem acharem que é bobagem né

    beijo
    adoletas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mél! Pois é bem assim mesmo, a tendência dos ser humano é sempre minimizar os problemas alheios e super valorizar os próprios! Mas só quem passa por isso sabe o quanto sofre, então tem que se cuidar mesmo! :) Bjs!!

      Excluir
  11. Este post foi escrito para mim!! Faz algum tempo q eu tenho preguiça até de descer para o refeitório da fábrica para almoçar. Achei que era preguiça! Vou procurar um especialista :) obrigada por compartilhar seu relato conosco! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Babi! Pois é, quando a "Preguiça" começa a afetar outras áreas da nossa vida, aí está mesmo na hora de investigar! Boa sorte e força na peruca!!! Bjs!!!

      Excluir
  12. A vitamina B12 como as demais do complexo B são importantes e quem é vegetariano tem que tomar essa vitamina, né ?!

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  13. Utilidade pública, hein? Amei o post, super informativo... parabéns! :) A maioria das pessoas modernas sofre com alguma deficiência de vitaminas e eu com certeza faço parte desse grupo =\

    http://juponesa.com/

    ResponderExcluir
  14. eu te entendo, conheço uma pessoa que passou por uma situação parecida com sua.
    Pelo que percebi vc está se adaptando e está melhor.
    Que bom.
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drii!! Pois é, eu voltei a vida normal rsrs Isso tudo aconteceu quando nasceu minha segunda filha, há 3 anos atrás! Santa subultiamina!!!!rsrsr Bjs!!!

      Excluir
  15. Acho que falta B12 na minha vida tb pq não tá fácil.
    Não fazia idéia de que a deficiência dessa vitamina causava tantos problemas... to boba
    Beijos
    www.doce-feito-pimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. O corpo da mulher tem vários mecanismos, deficiências, hormônios... uma logística difícil de conciliar com a vida moderna...
    Suplementos, médico e paciência querida, boa sorte e cuide-se bem..
    bjo

    ResponderExcluir
  17. Ser mãe não é fácil, é uma benção. Precisamos sim nos cuidar muito e suas dicas são maravilhosas.

    Bjs
    http://arroz-di-leite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho uma anemia profunda... mas como carne, apesar de não ligar muito.
    Mas vivo à base de vitaminas e suprementos...
    A anemia me cusa tanta fadiga... o pior que não posso parar...
    Por causa das crianças, da empresa, do blog...
    Asteína, não conhecia.
    Mas você é forte e vai sair dessa. Minhas estimas de melhoras.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Ahhh, amei a imagem da branca de neve com os bebês, super natural e atualizada.

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    nossa seu post é super informativo e é um super alerta
    tenho que dizer tbm que cada vez que entro aqui me apaixono pelo seu blog
    beijos
    http://beatriiz-santos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Eu fico muito feliz com o seu comentário.
Gentileza gera Gentileza.
Deixe o link do seu blog para que eu possa visita-la também.
Andréia Sales



Subir

Siga a gente no Instagram @MaeVaidosa