Tecnologia á favor das crianças - Um bate papo sobre o assunto com Duracell

6 de maio de 2014

Olá meninas,boa noite ! Estou aqui em "edição extraordinária" porque a Andreia está com o Samuca doentinho e sem postar esses dias,então eu vim falar um pouquinho do evento da DURACELL que eu fui representando o Mãe Vaidosa hoje aqui em Sampa !
O evento foi super bacana,um bate papo com a Dra. Andrea Motta, psicóloga e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas de psicologia e informática da PUC/SP e MÃE também ! Falamos sobre os excessos e consequências da utilização da tecnologia na vida dos pequenos,até que ponto o uso de tanta informação pode afetar a qualidade de vida dessa geração do século XXI que já nasceu toda High-Tech ! Como eu digo,essa geração que em breve não nascerá mais com cordão umbilical e sim com bluetooth! Uma das questões principais,que eu inclusive sempre me perguntei,e acho que todas as mães de uma maneira geral,param para pensar nisso, foi se há ou não uma idade "certa" para começar a fazer uso da internet e dos aparelhos eletrônicos,pois hoje,vemos bebês brincando com IPad´s ,isso prejudica ou não o desenvolvimento ? A resposta da Dra.Andrea foi parecida com o que eu penso,ela disse que nada em excesso na vida faz bem e que nós,mães,temos que procurar sempre o equilíbrio ,que quando se trata de filhos,não adianta adotarmos medidas extremistas. Que o fato de nós ignorarmos,não muda a existência das coisas,do mundo ao nosso redor,e que é preferível que os nosso filhos conheçam esse "universo" tecnológico aos poucos,com o nosso auxílio,que já que não podemos impedir toda essa evolução,então,que façamos bom uso dela ,claro,procurando sempre o meio-termo e PRINCIPALMENTE, junto com as crianças ! Minha pergunta pessoal foi se tanta tecnologia não acaba gerando ansiedade em excesso e criando crianças com SPA - Síndrome do pensamento acelerado ( Teoria esta do escritor Augusto Curi - que fala que essa geração de crianças está muito propícia á desenvolver alta ansiedade baseado na aceleração e na quantidade das informações atuais)e o que fazer para amenizar esse sintoma,a Dra.Andrea me respondeu que nós devemos incentivar ainda mais os pequenos á fazerem atividades físicas,em especial ao ar livre,ensinar desde pequenos exercícios de respiração e a lidar com a frustração de uma maneira generalizada,ou seja,mostrar aos pequenos que nem tudo está ao alcance deles,o tempo todo. Bom,minha consideração particular sobre o tema é que não temos como frear o progresso e isso também faria com que criássemos alienados ,não é a minha intenção,mas temos que estar com os dois olhos BEM abertos e acompanhando de perto e com LIMITE utilização de tais recursos,que assim como tudo na vida,penso eu,tem seu lado bom e seu lado ruim.As vezes pego a Juju (minha filhota mais velha ) meio dispersa,perdendo o interesse rápido nas atividades,mudando rápido de uma tarefa para outra,mas hoje cheguei á conclusão que ela não é,necessariamente, distraída,mas apenas é o que é toda a sua geração : ATIVA; Hiper-ativa ; Curiosa ; Inquieta ; E de uma certa forma essa é uma característica positiva,pois a geração dela é multi-tarefas,sem ser superficial ,e se canalizado para o bem,pode contar á favor dela no futuro ! Então,porque não estimular ?!
Bom,o espaço era bem legal e algumas mamães até levaram seus pequenos,fomos super bem recebidas e paparicadas por toda equipe da Duracell - P&G !
:) O evento contou com a presença badalada de algumas mamães da blogsfera,que aliás,eu adorei conhecer ,como a mamãe do Dica de Mãe,a mamãe do Uma Mãe nas Arábias, as meninas lindas do Girl´s from Alphaville e a querida Adriana,do Mães Brasileiras,que a Andreia já havia me falado que era uma graça de pessoa e eu hoje pude comprovar isso ! Bom,nem preciso dizer que Andreia Mãe Vaidosa fez uma SUPER falta né?! Podia existir uma ponte-aérea Porto Seguro-São Paulo!!!rsrs Eu e a Adriana do Mães Brasileiras !
E ao final,ainda ganhamos um kit MARA,cheio de pilhas,porque para acompanhar a energia dos pequenos,só pilhas Duracell mesmo!!!!! Por hoje é isso mães vaidosas,espero que tenham gostado e por favor,deixem aqui nos comentários as suas opiniões sobre esse assunto Crianças x Tecnologia e as suas dicas de como conciliar os dois também serão muito bem -vindas ! Mãe Vaidosa no #tecnologiaduracell Beijos! Bruna
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

8 comentários:

  1. Puxa vida, eu estava lá e nem te encontrei.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Chris, nem imaginei que você iria ao evento e não falei pra Bruna de você.

      Excluir
  2. Cris,não acredito!Que pena!! Eu conheci tantas mamães incríveis ,que saí de lá até mais feliz!rs No próximo a gente se vê !!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Minha querida Bruna, nossa colaboradora de São Paulo você arrasou no post. Adorei sua visão do Evento. Estou muito feliz com sua contribuição para o Mãe Vaidosa.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom isso, a tecnologia tem que andar sempre com as crianças.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, meus parabéns pelo evento!!!
    A tecnologia tem que nos acompanhar desde pequenos, não há mais como viver ser tecnologia!
    O evento deve ter sido muito interessante!
    Bjus coração
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  6. Meninas,foi muito bacana mesmo e valeu super a pena, me permitiu ampliar minha visão sobre como os nossos pequenos vêem o mundo de hoje,como falamos lá ontem,afinal de contas,nós somos mães do século passado né?!!! rsrsrsrs :)
    Andreia Sales minha querida,eu que te super agradeço pela oportunidade,para mim tem sido um prazer enorme contribuir com o Mãe Vaidosa !

    ResponderExcluir
  7. Bacana esse bate-papo com a Dr. Andrea.
    E também penso como vocês. A tecnologia esta ai, para o nosso bem e mal, só temos que ter cuidado.

    Beijokas
    http://tudooqueelasgostam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Eu fico muito feliz com o seu comentário.
Gentileza gera Gentileza.
Deixe o link do seu blog para que eu possa visita-la também.
Andréia Sales



Subir

Siga a gente no Instagram @MaeVaidosa