Dicas pra compras virtuais

6 de junho de 2012


Confira 4 dicas básicas para fazer comprar virtuais sem ficar endividada

Se você é das que não largam o computador até abrir todas as ofertas que lotam seu e-mail, cuidado. Veja como usar a Internet a seu favor para nunca ficar no vermelho

Seu coração bate mais forte quando chega uma encomenda na portaria do prédio? Você nem lembra o que é, mas tem certeza de que foi um ótimo negócio! É difícil não se encantar com as compras virtuais, que chegam à sua casa sem você ter que encontrar vaga no estacionamento, abrir a carteira e ver o dinheiro voando. Comprar online é tão fácil que, segundo a e-bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, em 2010 foram faturados 14,8 bilhões de reais na web. Será que você contribui demais para aumentar esse número? Reunimos conselhos que vão ajudá-la a fazer os melhores cliques e a economizar.

1. Preliminares virtuais
Em vez de encher os carrinhos sem pensar no amanhã, faça uma lista com os objetos de que você precisa. Se estiver atrás de um notebook, comece a busca sabendo o tamanho e a marca que mais agradam você. E pense se quer mesmo aquele HD externo que está em promoção. "Itens técnicos que não são importantes encarecem o produto", diz Maurício Galhardo, consultor financeiro da Praxis Education, de São Paulo. Por isso, controle-se para não comprar por impulso. Às vezes o objeto é mais barato quando adquirido separadamente. Também pesquise muito: sites como BuscaPé e Bondfaro são ótimos. Só desconfie de preços baixos demais. "Valores discrepantes são suspeitos", diz Alexandre Umbert, diretor da e-bit, de São Paulo.
Conselho
: Se estiver comprando roupas, melhor não adquirir duas peças iguais de tamanhos diferentes só porque você está em dúvida. Pode ser que sejam cobrados dois fretes ou que você tenha que arcar com os gastos do correio para devolver os produtos.

2. Detalhes preciosos
Aproveite que os sites costumam disponibilizar várias fotos dos objetos e olhe tudo o que puder, tudo mesmo! Quando o assunto é roupa, as coisas exigem um pouco mais de atenção. “Analise bem o comprimento do tecido e as medidas da peça”, diz Mariana Mendes Medeiros, do site de moda OQVestir, de São Paulo. Por mais barato que seja, pense se vale comprar um vestido de paetês laranja que, provavelmente, só sairá uma vez do seu guarda-roupa. É melhor investir em algo que, de fato, você usará, como uma camisa de seda branca. Não se esqueça de olhar o prazo de entrega e verificar se a loja permite trocas.
Conselho
: É difícil encontrar uma calça jeans mesmo experimentando todas as do shopping? Então risque esse item das compras virtuais. As chances de a peça não servir são imensas!

3. De uma vez só
No mundo da web, há mais opções de pagamento. Normalmente você pode adquirir um produto por meio de cartão de crédito, débito em conta e boleto bancário. “Os prazos são elásticos, até 12 vezes sem juros”, diz Umbert. Por mais tentador que seja, evite o parcelamento. O cartão de crédito só deve ser usado quando não tem jeito de comprar à vista - desde que você seja disciplinada e tenha uma planilha com seus ganhos e gastos. Quem compra à vista, normalmente, se dá bem. "Há descontos para quem paga de uma vez", diz Mariana.
Conselho:
Em alguns casos só dá para usar o cartão de crédito. Aí o segredo é não perder a conta de quanto você gasta por mês. A fatura só vai cair depois de semanas - e de várias compras: de um anel, de um casaco, de um vestido... E você nem percebe quando estoura o crédito.

4. Impulso coletivo
Os sites de compras coletivas são uma febre - e você já deve ter tido tremedeiras. "As pessoas compram só porque o preço está bom, sem pensar nas consequências, que podem não ser tão positivas", diz Galhardo. Vai dizer que você já não pagou por um fim de semana prolongado numa pousada sem nem saber se teria folga? Por isso, tenha sangue-frio e veja se pode aproveitar a promoção. Também dê uma olhada nos processos de devolução. Alguns sites compram novamente os cupons. "Às vezes é melhor negociar descontos diretamente com um hotel do que comprar o cupom e não viaja", diz Silvia Alambert, educadora financeira de São Paulo.
Conselho
: Leia com cuidado os termos de uso das promoções. Um SPA está com a depilação 80% mais barata? Pode ser que só façam o serviço em um horário que você não tem como ir. E fique atenta para o overbooking: muitas empresas não conseguem atender à demanda e a lista de espera fica quilométrica.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

7 comentários:

  1. Boas dicas, todo cuidado é pouco.
    beijos
    maede4princesas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréia! Muito boas dicas. Principalmente para me policiar. Adoro comprar! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Andréia, ótimo post! É sempre bom relembrar alguns detalhes quando o assunto é compras pela internet!

    Eu não sou muito adepta, mas as poucas que fiz tive sucesso absoluto! Quanto aos sites de compras coletivas, nunca comprei nada! Tenho medo de comprar "gato por lebre".

    Beijos, Má
    monmaternite.com

    ResponderExcluir
  4. rsrs, acredite se quiser só agora entendi como faz para vir do G+ prá cá... tá pode me chamar de lerda, srrsrs

    Adorei as dicas, mas vou confessar outra coisa, (tô confessadeira hoje , rsrs) não gosto muito de comprar via internet, á não ser de pessoas que eu conheço, sou bicho do mato ??? rsrs


    Estive tão corrida este último mês e atrasei e muito as visitas, mas vim tomar café e como sempre encontrei o bule cheio, srrsrs


    Bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela dica, muito boa! Comprar na internet virou um vicio por causa da facilidade, rapidez na entrega, enfim... Eu mesmo prefiro, exceto roupas e sapatos!!Bom fim de semana, fica com Deus e um forte abraço!
    cmari.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  6. que tudo seu blog tô seguindo se quiser passar no meu http://licia-carla.blogspot.com.br/ bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Andreia,
    ótimas essas suas dica. Bom, eu não compro muiito virtualmente.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Eu fico muito feliz com o seu comentário.
Gentileza gera Gentileza.
Deixe o link do seu blog para que eu possa visita-la também.
Andréia Sales



Subir

Siga a gente no Instagram @MaeVaidosa