Incentivando os nossos filhos a ler

23 de janeiro de 2012

O interesse pela leitura pode ser sugerido à criança de uma forma simples, espontânea e duradoura. Todos sabemos que é extremamente importante que as crianças adquiram o hábito da leitura, mas a grande dificuldade reside na falta de conhecimento de muitos pais em como inserir seu filho neste caminho.

O ato de ler ou simplesmente de folhear um livro tornará crianças mais inteligentes, imaginativos e criativos. E se isso é o que você quer para o seu filho, não perca mais tempo. Comece hoje mesmo a construir esse hábito diário tão enriquecedor para ele e para todos. Comece já a fazer de sua casa uma grande biblioteca.

Incentivar a leitura nos meninos e meninas


1 – Para começar, é necessário que seu filho te veja, sempre que possível, com um livro na mão. As crianças sentirão mais interesse por ler um livro se vêem que este hábito está presente a sua volta. Lembre-se que as crianças gostam de copiar. Que é sua forma de aprender. Se eles notam que você gosta de ler e que tratam os livros com cuidado e respeito, elas provavelmente, farão o mesmo.

2 – É necessário estar convencido de que a leitura deve ser empregada como uma forma mais de diversão e não como uma obrigação. Os livros não devem introduzidos no cotidiano da criança só quando ela está aprendendo a ler ou somente quando entre na escola. O contato com os livros deve começar bem antes. Eu diria que antes mesmo de começar a gatinhar.

Incentivar a leitura3 – Quanto o bebê consegue se sentar firme no chão ou no berço, ofereça-lhe livros para que os maneje. Existem no mercado, pequenos e curiosos livros feitos com pano e inclusive com material plástico indicados para brincarem durante o banho. Existem também pequenos dicionários para que seu bebê se vá familiarizando com as palavras, as letras, relacionando-as pouco a pouco com a imagem. O segredo nesta idade, é fazer com que o bebê veja o livro como mais um brinquedo, com o qual poderá aprender, crescer, descobrir, criar fantasias, e ouvir muitas histórias interessantes e encantadoras. No princípio, trate de dar preferência aos livros ilustrados, com poucas palavras, e faça com que seu filho o toque, o acaricie, cheire, e tenha todo tipo de contato com ele. Existem livros que contem sons incluídos e também pedaços de lã, e de outros materiais para que os bebês desfrutem também com o tato. Existem livros com cheiros também!

4 – Quando ficam um pouquinho maiores, o ideal é ler em voz alta, seguindo sempre as estórias do livro. Dê importância especial ao tempo que dedica para tomar seus filhos nos braços e compartilhar com eles o prazer de ler um conto, longe das distrações da televisão. Comece com os contos tradicionais, clássicos, mas fundamentalmente escolha livros que agradem a todo mundo. Se um livro é cansativo, esqueça-o e busque outro que seja interessante.

5 – Quando seu filho já está numa idade em que consiga estar mais quieto nos lugares fechados, leve-o para visitar uma biblioteca. A criança, quando se familiariza com os livros, aprende a manuseá-los, está construindo uma amizade, um laço com a leitura. Se sentirá mais próxima ao lugar e desejará voltar muitas vezes para escolher o livro que quiser.

6 – Outra forma de estimular o interesse da criança pelos livros, é converter um livro em um prêmio. Cada vez que tiver que premiar seu filho por algo importante, presenteie um livro sobre o seu assunto favorito.

7 – Quando seu filho já está desfrutando dos livros, participe da leitura. Quando terminar de ler o conto, peça-lhe que lhe conte algo que aconteceu com algum personagem, ou inclusive faça com que seu filho adivinhe o que passará no final. Aproveite para fazer comentários sobre as situações boas e más, e fazer comparações de um pedaço da estória com suas experiências, como “o que você faria no lugar dele?” “Será que isso vai acontecer com a gente algum dia?”.

8 – Assim que sentir que seu filho já se interessa pelas estórias, que se envolve com a trama, e se identifica com os personagens, comece a participar e a imaginar finais diferentes, e a viver várias sensações rindo, emocionando-se, e não deixe de surpreendê-los com novos contos. Dê continuidade a esse costume abastecendo sempre sua casa com livros e revistas.

Fonte: Guia Infantil

Andréia Sales
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

11 comentários:

  1. ola vim convidar o samuel para participar do sorteio la no meu blog. ele vai gostar muito dos fantoches da liga da justiça. beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, adorei o seu texto..Minha bebe tem apenas 11 meses e ja adora livros..Isso é realmente importante!Super bjs,

    ResponderExcluir
  3. Otimo texto este do seu post. Acho importantissimo o incentivo a leitura, pois é um habito que quanto mais cedo adquirido melhor. As crianças realmente absorvem o que esta ao seu redor, deixo sempre livros ao alcance do meu pequeno e da minha filha maior. Ela ja lê, mas ele gosta de olhar para as gravuras. Outra coisa interessante é que as crianças copiam os habitos dos pais, muito dificil pais que não lêem muito mostrar aos filhos a importância do gosta pela leitura. Sempre que estou lendo e leio muitos livros, minha filha que ja lê corre na prateleira dos livros dela, pega um livro e assenta perto de mim para ler. Percebi que o meu habito de ler, influencia o interesse dela pela leitura tb. Abração

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!!
    Voltei!!!
    Tô chegando de mansinho,e com força chego lá e visito as amiga tudo..rs*
    Então,eu concordo com o texto...ainda mais hoje que tudo é digital é super importante o incentivo a leitura desde bebê as crianças.
    Boa semaninha para vcs!
    Beijos,
    Danny e Matheus

    ResponderExcluir
  5. Eu incentivo e até hoje no auge dos seus 12 anos (idade que na escola pedem mais livros para ler) ela ama ler, e não estou exagerando. Ela de natal pediu um livro e leu em três dias!! rsrs.

    É muito bom incentivar a leitura mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Super dicas! Adorei! A pouco descobri uns livrinhos que podem até ser levados para o banho, excelents para a fase da minha pequena! Beijos
    www.jeitinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bem, por enquanto Sofia só quer meus livros para riscar, mas com certeza vu incentivá-la a ler...gostei das dicas...

    bjs

    ResponderExcluir
  8. A minha Julia já uma mini biblioteca, tinha livros mesmo antes de nascer, adoro ler e quero muito que ela adquira esse habito tb !

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!! Vim conhecer o seu blog, amei e já estou seguindo!!! Faço parte do Blogueiras Unidas e te convido a conhecer e seguir o meu blog!!! WWW.redequinha.blogspot.com

    Te espero lá!!!! Beijos!!!♥♥♥

    ResponderExcluir
  10. Oi, Déia
    Adorei o post, as gemeas estão aprendendo a ler agora e suas dias foram muito válidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostei do seu blog e já estou seguindo.
    Sou professora e mãe do Renato.
    Ler é tudo de bom e bom pra tudo!
    Conte comigo!
    Quando quiser, venha conhecer os blogs que construo no dia a dia.
    www.rosangelaprendizagem.blogspot.com
    www.rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Eu fico muito feliz com o seu comentário.
Gentileza gera Gentileza.
Deixe o link do seu blog para que eu possa visita-la também.
Andréia Sales



Subir

Siga a gente no Instagram @MaeVaidosa